A boneca "reborn", terapia não-medicinal

A "boneca reborn" tem a particularidade de representar um recém-nascido hiperrealista, que foi fabricado nos anos 90 nos Estados Unidos.

Muitos idosos em lares de idosos sofrem de doenças degenerativas, tais como doenças vasculares com infartos multiplos, que podem levar à demência mista, demência senil do tipo Alzheimer, doença de Parkinson, para os mais infames.
Sabe-se que essas doenças progressivas levam a inumeros disturbios de funções intelectuais que impedem os pacientes de cuidar de si mesmos, de seus entes queridos, de seus lares, etc.., diariamente. Enfraquecidos por estas doenças, eles precisam de ajuda para sobreviver. Ajudar os pacientes a realizar atividades da vida diaria nem sempre é bem aceito pelos pacientes devido ao caos que essas doenças degenerativas criam em seus cérebros.

Entre os déficits normalmente encontrados nesses pacientes estão : comprometimento da memoria de curto e longo prazo, desorientação no espaço e no tempo, disturbios comportamentais e de personalidade. Para tratalos, o médico prescreve medicamentos que àz vezes causam mais complicações do que beneficios. Por esta razão, o uso de terapias não-medicinais se tornou generalizado em muitos paises. Entre essas terapias não-medicinais conhecemos o método de validação, aromaterapia, snoezelen, a “boneca reborn” também chamade de “boneca empatica”.

Esta “boneca reborn” é comumente usada por idosos britânicos, australianos e japoneses que sofrem de demência. Nestes três paises, o uso da terapia “reborn” é feito diariamente em casas de repouso onde a boneca é confiada aos braços dos pacientes.

A “boneca reborn” tem a particularidade de representar um recém-nascido hiperrealista, que foi fabricado nos anos 90 nos Estados Unidos. Estes bonecas são projetados por artistas e artesãos a fim de torna-los o mais realistas possivel. De perto estas bonecas parecem recém-nascidos.

Em lares de idosos na Inglaterra, Australia e Japão, o uso dessas bonecas, que são confiadas a pacientes idosos que sofrem de doenças degenerativas, tem mostrado efeitos benéficos no combate ao aparecimento e manejo de certos sintomas sem necessariamente ter que recorrer a medicamentos. De fato, a “boneca reborn” produziu efeitos muitos interessantes no humor, na cognição, no estresse e no bem-estar dos pacientes.

Na psicologia do desenvolvimento, sabemos da importância do jogo no desenvolvimento da pessoa, identidade e papeis futuros que a criança tera que assumir. Assim, brincar com bonecas permete às crianças antecipar seu futuro papel como pais, encenando experiências da vida cotidiana.

Mas isso não é tudo desde que a psicologia do desenvolvimento mostrou o interesse do “doudou”, um objeto de transição representando uma figura do meio ambiente (o pai, a mãe…) que tranquiliza a criança onde quer que ela esteja, na medida em que ela traz seu “doudou” para la. Pois de fato, “o doudou” é a figura substituta do pai, da mãe.., seu papel e função é tranquilizar e proporcionar bem-estar e conforto psicologico.

AVISO, “a boneca reborn” deve ser sempre usada com sabedoria e é por isso que conhecer a historia de vida da pessoa idosa doente é essencial. Por exemplo, sera inapropriado dar uma “boneca reborn” a uma pessoa doente que nunca teve um filho porque ela nunca quis um. Neste contexto especifico, a boneca não buscara empatia, mas sera rejeitado, colocando o paciente e o cuidador em uma situação de fracasso.

Quando a boneca é aceito pelo paciente, ele às vezes permite reduzir a ingestão de drogas ansioliticas. Essas drogas têm efeitos devastadores, pois alteram a consciência, aumentam as quedas, aumentam os disturbios intelectuais e levam à sonolência. Uma estuda francesa datado de 2017 e realizado em uma casa de repouso francesa mostrou que o numero de drogas ansioliticas foi drasticamente reduzido nos residentes que haviam se beneficiado da “boneca reborn”.

Concretamente, esta boneca constitui uma terapia não-medicinal que é bastante interessante quando é aceita pelo paciente, pois não so permite reduzir a ingestão diaria de medicamentos ansioliticos, mas também porque favorece a autonomia em termos de tomada de decisão e atenção, estimula a memoria pessoal reinvestindo a função materna, reativa o sentimento de utilidade em termos de proteção e precisa ser atendida no recém-nascido, estimula o comportamento de ternura em relação… porque qualquer que seja nossa idade, todos nos temos este comportamento reflexivo que nos impulsiona a sermos atraidos por tudo o que é pequeno e bonito, que favorece a comunicação, que reduz o estresse enquanto aumenta o bem-estar.

Sobretudo, a “boneca reborn” traz sentimentos de alegria aos idosos que sofrem de doenças degenerativas e, ao mesmo tempo, facilita o cuidado proporcionado pelo ambiente de cuidado, que é menos confrontado de fato com os problemas de comportamento de seus pacientes porque esta boneca é também uma grande ferramenta de diversão para permitir que o cuidador trabalhe com seu paciente em completa serenidade quando este ultimo esta ocupado com seu bebê !
cecile aguesse geronto psychologue portrait

Cécile AGUESSE,
Geronto-psicólogo.

Compartilhar

Últimas publicações

l univers de la vieillesse cecile aguesse gerontologie 62

A doenca de Horton

A doença de Horton é uma doença inflamatoria que afeta principalmente mulheres com mais de ...
Descobrir →
l univers de la vieillesse cecile aguesse gerontologie 40

Dicas para a autopreservacão quando se cuida de um ente querido em casa

Ser um cuidador de um ente querido em casa é um trabalho em tempo integral, ...
Descobrir →